O ano que não vai acabar

Carcaça de macaco, uma das incontáveis espécies incineradas nas queimadas do Pantanal e na Amazônia. Incêndios em grande parte causados por cerumanos preocupados em abrir pasto para gado, iniciar uma monocultura ou vender madeira ilegal — produtos de uma economia doente e doentil.
Campo de refugiados Dollo Ado, na Etiópia. São contabilizadas, em 2020, 70 milhões de pessoas que foram forçadas a sair de seus lares. A maioria daqueles que param nos campos de refugiados (muitos acabam virando assentamentos “semi-permanentes”) são miseráveis e sofrem de desnutrição.
520 anos de exploração de suas terras. Um dos povos escravizados pelo assalto à terra pré-Brasil, que financiou a alta corte e todo Reino de Portugal, hoje membro da União Européia, grupo composto por outros países “desenvolvidos” com as riquezas usurpadas da América Latina, África e Índia (entre outros). Todos lugares onde habitavam milhares de humanos em suas próprias civilizações, seus modos de vida, suas culturas e suas sabedorias, que foram todas dizimadas em nome do saber do colonizador.
Resgate de um.a irmão.a afortunado.a, após o derrame da lama tóxica em Mariana. Essa catástrofe, junto com a de Brumadinho, foram causadas pela Vale, que nunca pagou o que devia — e nem teria como pagar — pelas bilhares de vidas perdidas nesse ecocídio. O surto de febre amarela que estourou no Espírito Santo foi uma das decorrências do desequilíbrio causado no ecossistema local, por causa do desastre.

--

--

Designer ecossistêmica, Mestre e doutoranda em Design. Pesquisadora em inovação, ecologia e métodos de design. Ativista da ecologia, poeta e ecofeminista.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Coral Michelin

Coral Michelin

Designer ecossistêmica, Mestre e doutoranda em Design. Pesquisadora em inovação, ecologia e métodos de design. Ativista da ecologia, poeta e ecofeminista.